Culto Reformado, Calendário Cristão e Lecionário

1. O Culto Reformado

Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade! (Salmos 115:1 - NVI)

Render graças a Deus é a função mais importante exercida pela igreja [...]. Deus criou a igreja com o fim principal de adorá-lo com grato amor e servi-lo com com alegria, proclamando a promessa de salvação a toda criatura  por palavras e atos de reconciliação, justiça e misericórdia. (MANUAL do Culto, 2011, p.18).

Sem forma e estrutura não há culto, mesmo que este seja aparentemente informal e espontâneo. Formas e ordem, longe de serem imposição, surgem da própria dinâmica do culto [...]. No culto cristão, formas e estruturas são necessárias, porque Deus a quem glorificamos e que atua no culto não é um deus de caos. (MANUAL do Culto, 2011, p.19).


2. Elementos do Culto Reformado

A estrutura básica do culto cristão em perspectiva reformada segue mais ou menos as seguintes linhas abaixo:

*Caso haja Ceia do Senhor pode ser colocada após o sermão

1. CONVITE AO CULTO & CONFISSÃO

  • Chamada à Adoração
  • Cantar
  • Oração Silenciosa
  • Voto e Saudação 
  • Momento de Arrependimento (Oração de confissão)
  • Proclamação da Graça / Declaração de Perdão
  • Leitura da Lei como espelho e guia para a nova vida
  • Cantar

3. EDIFICAÇÃO & COMUNHÃO

  • Oração por Iluminação
  • Leituras Bíblicas (De um livro da Bíblia ou leituras do Lecionário)
  • Pregação
  • Professar a Fé (Credo)
  • Ceia do Senhor

5. DEDICAÇÃO E BÊNÇÃO

  • Oração Geral (Agradecimento e Intercessão)
  • Oração Dominical (Pai Nosso)
  • Ofertório
  • Cantar
  • Bênção (MANUAL do Culto, 2007, p.7-8).

 

3. O Calendário cristão

Calendários cívicos comemoram obras humanas. O Calendário Litúrgico celebra o que Deus fez em Cristo e o que continua a fazer hoje mediante seu Espírito Santo, e o que promete fazer no futuro. O calendário cristão gira em torno dos grandes atos de Deus em Jesus Cristo para a redenção do mundo. (MANUAL do Culto, 2011, p.361) 


As divisões do Ano Cristão

- Advento (quatro Domingos antes do Natal

- Natal

- Tempo Comum (1ª parte)

- Semana Santa

- Páscoa (Ressurreição)

- Ascenção de Cristo

- Pentecostes

- Tempo comum (2ª parte)

- Reforma (MANUAL do Culto, 2007, p.24-28)

 

3. O Lecionário

O Lecionário consiste em um sistema organizado de leituras bíblicas para o culto, que acompanha do desdobramento do ano litúrgico. O lecionário [...] foi preparado por uma equipe de biblistas  representativa das principais igrejas cristãs do mundo (incluindo presbiterianas e reformadas). Trata-se do Lecionário Comum Revisado. MANAUAL do Culto 2011, p.369)

A cada Domingo, o lecionário indica textos do Antigo Testamento, de uma Epístola e de um Evangelho. A sequencia se repete de três em três anos (trienal), sendo dividida em Ano A, Ano B e Ano C. Além das leituras dominicais, o lecionário designa um Salmo, que pode ser lido. O Salmo pode servir também de leitura responsiva. (MANUAL do Culto, 2011, p.369)

Ano A: Iniciou com 1º Domingo do Advento em 01/dez/2019

Ano B:  Iniciou com 1º Domingo do Advento em 29/nov/2020

Ano C: Iniciou com 1º Domingo do Advento em 28/nov/2021

Volta então para o Ano A e segue sucessivamente em ciclos de 3 anos. Consulte lista completa das datas e leituras no Manual do Culto, publicado pela Editora Pendão Real ou no site: www.vanderbilt.eduilt.edu


 3. O ano litúrgico na Tradição Reformada

Os reformadores foram contra muitas coisas erradas relacionadas ao culto. Contra o Natal bíblico não. Nem poderiam. É a celebração do nascimento de Cristo. Até os anjos celebraram. O que eles combateram foram os excessos relacionados com o Natal e outras datas importantes do calendário cristão.

João Calvino procurou reintroduzir a celebração do Natal de modo moderado e reafirmou que nenhuma igreja reformada deve ser condenada por aderir as festas do ano cristão. (CALVIN, 1983)

A Segunda Confissão Helvética [XXIV], escrita por Heinrich Bullinger, enfatiza a liberdade das igrejas para celebrar o Natal, Paixão de Cristo, Páscoa, Ascensão, Pentecostes, etc. (O LIVRO de Confissões, 2006, p.110)

O Sínodo de Dort (Article 53) também deliberou sobre o valor de se preservar as principais datas do ano cristão nas celebrações das igrejas reformadas, desde o Natal até o Pentecostes. (BOOK of Praise, 1995, p.670)

A Confissão de Fé de Westminster [XXI, V] enfatiza a importância do culto no dia do Senhor (Domingo), sem desprezar as celebrações das demais ocasiões e tempos próprios (estações). (SÍMBOLOS de Fé, 2014, p.77)

O Hinário Presbiteriano Novo Cântico² [confira índice remissivo] organiza vários hinos seguindo a estrutura do ano litúrgico, com destaque para vários hinos natalinos. (HINÁRIO Presbiteriano Novo Cântico, 1999).


Atenciosamente, Rev. Luciano A. Betim Blümel


Referências bibliográficas

BOOK of Praise: Anglo-Genevan Psalter. Winnipeg, Manitoba: Premier Printing, 1984, 1995.

CALVIN, John. Selected Works of John Calvin: Tracts and Letters. Grand Rapids: Grand Rapids: Baker Book House, 1983.

HINÁRIO Presbiteriano Novo Cântico. São Paulo: Cultura Cristã, 1999.

MANUAL do Culto. São Paulo: Editora Pendão Real, 2011.

MANUAL do Culto. Igrejas Evangélicas Reformadas. Castrolanda, PR, 2007.

O LIVRO de Confissões. Marietta, GA: Portuguese Language Ministry, 2006.

SÍMBOLOS de Fé da Igreja Presbiteriana: Confissão e Catecismos de Westminster. São Paulo: Cultura Cristã, 2014.


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